terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O segredo das mães francesas?



Paciência e pulso firme

O segredo francês é esperar: o método não dá gratificações imediatas. Ele começa mais ou menos no nascimento. Quando um bebê francês chora à noite, os pais se aproximam, param e observam por aguns minutos. Eles sabem que o padrão de sono dos bebês inclui movimentos, barulhos e ciclos de duas horas de sono, entre os quais o bebê pode chorar. Deixados sozinhos, eles podem se acalmar e voltar a dormir. Se você irromper como um anglófono e imediatamente pegar o seu bebê no colo, está o treinando a acorda de propósito. Resultado? Com frequência, bebês franceses dormem a noite toda a apartir dos dois meses.
Crianças francesas continuam a esperar - quando são bebês, aguardam "longos intervalos entre uma refeição e outra", e, quando mais velhos, esperam até as 16 horas por doces e bolos (sem guloseimas antes do caixa do supermercado) ou até suas mães terminarem uma conversa ou seja o que for que elas estejam fazendo no momento. Até mesmo crianças pequenas esperam sem problemas pela comida em restaurantes.
Essa espera, segundo os franceses, "é a primeira lição crucial sobre autoconfiança e como aproveitar a própria companhia".
Françoise Dolto, "o titâ da educação francesa", acredita que as crianças são racionais e "compreendem linguagem assim que nascem" - por isso, você pode "explicar o mundo para elas". Deve-se impor "limites firmes, mas lhes dando uma liberdade enorme dentro desses limites". É uma mistura difícil com a qual se familiazar. Os franceses acham que crianças devem aprender a lidar com as frustrações. É uma habilidade essencial para a vida. E "a palavra "não" livra a criança da tirania dos seus próprios desejos".
Fonte: Caderno Meu Filho - Zero Hora

Pois bem minhas amigas e meus amigos, é bom saber como são criados as crianças em outros lugares, sempre se aprende algo novo. Acho que acumulando conhecimentos na criação dos nossos filhos temos a ganhar todos juntos!

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço com carinho o comentário, volte sempre!