quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Rosa ou Azul? Tem diferença?


Rosa para meninas e Azul meninos, tá certo?
Fui criado assim: meninos jogam bola e brincam de carrinhos e meninas é tudo rosa. Não tive irmãs, talvez por isso não tive opções com brincadeiras de meninas. Se tivesse eu teria mudado em algo na minha maneira de ser? Hoje tenho filhos e filhas e passo para eles e elas que cada um tem seus brinquedos dirigidos a ser menino ou menina.
Com ele jogo bola, luto karatê, brinco de carrinhos e digo bobagens. Com ela visto bonequinhas, brinco de desfile e leio poesias.
No caderno Meu Filho (Jornal zero Hora), do dia 13 de Fevereiro de 2012, com a responsabilidade pela edição e reportagens a minha amiga Priscila De Martini, com a matéria intitulada Quebrando Paradimas, nos dá uma clara idéia sobre como e também refletir sobre a criação de nossos meninos e meninas.
 QUANDO SE PREOCUPAR
Antes de criticar ou repreender a criança pelo tipo de brinquedo que ela escolhe, é preciso tentar compreender. Muitos pais se assustam precitadamente com atividades  que reproduzem ingenuamente cenas que as crianças veem na vida real, conforme explica a psicopedagoga Maria Jacinta Staudt:
- Brinquedo infantil não tem gênero. O fato de um menino brincar de casinha ou de bebê não vai definir sua sexualidade. Essa definição se dá por outras áreas, não pelo jogo lúdico.
A dúvida que aflige muitos pais é: existe um indício de que a brincadeira pode não ser positiva para a saúde emocional da criança? Responde Maria Jacinta:
- Os pais devem estar atento quando a criança apresentar uma questão excessivamente destrututiva. Não me refiro ao ato de demonstrar para ver como funciona, mas a destruição com muita raiva. Não que isso signifique uma patologia, mas o excesso, a dose exagerada deve fazer com que o olhar dos pais seja mais minucioso, e a presença, mais efetiva. Fonte ZH (CADERNO Meu filho).
Em uma de nossas reuniões do conselho do leitor surgiu está idéia para a matéria deste dia, ficou muito boa!
Galera! É para pensar!

5 comentários:

  1. Aqui em casa sempre foi muito tranquilo. Somos apenas duas menians, sempre brincadeiras de meninas, mas eu sempre gostei de futebol, skate... E meus pais sempre apoiaram... E se Alice preferir brinquedos de "meninos", ok, ela poderá brincar com o que quiser... rsrs! Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Tenho um casal de filhos e na verdade nunca parei para pensar nisso, pois tudo aconteceu de maneira tranquila. Sempre houve interação entre os dois, mas cada um com suas preferências. Menino com carrinhos e menina com bonecas. Não houve um estimulo de nossa parte, os interesses pelos tipos de brinquedos sempre partiram deles. Talvez, na questão da cor, azul ou rosa...mas sem muita ênfase, mais pelo modismo. De fato não usamos rosa em meninos, mas usamos azul em meninas... Enfim, se tivesse sido diferente com meus filhos, sinceramente não me preocuparia. Penso que nossos filhos são seres independentes de nossa vontade, são nossos filhos não nossa propriedade. Preocupar-se com cores e tipos de brinquedos ou mesmo privá-los das escolhas seria como moldar seres que representariam os nossos desejos. Seria como tirar a identidade dessas crianças.

    ResponderExcluir
  3. Olá, passei para conhecer seu blog e te seguir. Me segue tb.

    Passa lá - maededudu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi ja estou seguindo te espero no meu cantinho xeru fiquem com deus

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Álvaro, como vai?
    Sou pai de primeira viagem e tenho uma menininha linda. Ela brinca de tudo. Seja rosa ou azul, já tá valendo pra ela. O que vale é a felicidade dela e que cresça com saúde.
    Se puder, faça uma visita ao meu blog e conheça um pouco sobre a minha Rebequinha: http://nossosatos.blogspot.com

    Abraço irmão e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Agradeço com carinho o comentário, volte sempre!